quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Programa escolar

Todo ano, o vice-diretor de Hogwarts manda cartas para possíveis bruxos e bruxas que logo farão onze anos de idade. Essas cartas convidam as crianças a serem alunos em Hogwarts. Se por qualquer motivo a carta não chega ao remetente destinado, corujas continuarão mandando cartas até que a pessoa receba uma (como aconteceu com Harry Potter quando ele fez onze anos). A carta contém uma lista de materiais necessários, como livros de feitiços e caldeirões. Os alunos geralmente obtêm os materiais escolares no Beco Diagonal em Londres.
Bruxos e bruxas nascidos trouxas, como Hermione Granger e Lílian Evans, que podem não saber de seus poderes e não estão familiarizadas com o oculto mundo mágico, recebem a carta pessoalmente de um funcionário de Hogwarts, que então explica aos parentes/guardiões sobre a sociedade mágica, e os tranquiliza a respeito das novidades. Eles também ajudam a família na compra dos materiais e no acesso ao Beco Diagonal.
A carta de Harry Potter foi mandada por uma coruja, a via de entrega normal, já que o diretor, Alvo Dumbledore, presumiu que os Dursley tinham explicado a Harry sobre Hogwarts e o mundo mágico. Quando nenhuma resposta veio da primeira, várias outras cartas, cada uma revelando a nova localização de Harry, foram mandadas.
No fim das contas, Rúbeo Hagrid, o Guardião das Chaves e Terrenos de Hogwarts, foi despachado para entregar em mãos a carta final de Harry. Quando Hagrid achou o garoto, que estava com os Dursley em sua tentativa vã de manter todo o conhecimento de magia de Harry, ele contou-lhe tudo sobre seus pais e também sobre o que realmente havia acontecido na noite em que eles morreram.
O ano começa no dia 1º de setembro. Os alunos geralmente chegam em Hogwarts pelo Expresso de Hogwarts, que parte da Plataforma nove e meia da Estação de King’s Cross em Londres. Parece haver outras maneiras de chegar à escola, através de vassouras ou pó de flu, ou simplesmente aparatar em um local próximo como Hogsmeade. Perder o Expresso de Hogwarts por qualquer motivo é um problema muito sério, mas não custará ao aluno nenhum ponto, já que o ano escolar ainda não começou oficialmente.
Depois da chegada do Expresso de Hogwarts, os alunos vão para a escola acompanhados de colegas. Alunos do primeiro ano viajam para o castelo através de pequenos botes. Os botes navegam da margem do lago, debaixo de uma abertura no penhasco na qual Hogwarts foi construída, até uma cortina de hera e finalmente para um cais subterrâneo. Alunos mais velhos viajam na estrada em carruagens puxadas por testrálios.
Ao chegar no Salão Principal de Hogwarts, os novos alunos são selecionados para casas pelo Chapéu Seletor. Depois de todos os alunos terem sido selecionados, uma festa começa para dar as boas-vindas a todos ao novo ano escolar.
Depois do jantar, os alunos são levados para o Salão Comunal por seus monitores. Essa é uma boa hora para novos alunos se familiarizarem com os arredores, porque no outro dia as aulas começam.
Testes para o time de quadribol de cada casa acontecem no começo do ano escolar. Alunos do primeiro ano são, geralmente, proibidos de jogar em um time de quadribol, já que não têm muita experiência com vassouras, no entanto já ocorreram exceções.
Alunos podem ir para casa em certos feriados, como o Natal. Os alunos que escolherem ficar são tratados com uma festa, junto com alguns membros do corpo docente.
Quando as férias de Natal terminam, as aulas recomeçam. No segundo ano de Harry Potter, Gilderoy Lockhart organizou a celebração do Dia dos Namorados. Isso não continuou quando ele deixou a escola. As férias de Páscoa não são tão proveitosas quanto as de Natal, já que os alunos são sobrecarregados com dever de casa, como uma preparação para seus exames, que são realizados no fim do ano. Alunos não podem usar magia nas férias de verão até que completem dezessete anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...