domingo, 11 de dezembro de 2011

Curiosidades sobre Harry Potter Parte 2



Há algumas semanas, comecei a postar a primeira parte das "Curiosidades sobre Harry Potter". Para ficarmos sabendo mais sobre essa saga que vai começar a terminar daqui a 11 dias (19/11). E hoje continuarei com a parte 2 dessas curiosidades, confiram:

3 - Porque o sobrenome Potter?
O sobrenome Potter, foi escolhido por J.K Rowling por causa de uma família que viveu quatro portas de casa quando ela era uma menina em Winterbourne, South Gloucestershire, Inglaterra.


4 - Coincidências de aniversários.
J.K Rowling nasceu em 31 de julho de 1965. Quando ela escreveu o primeiro livro, decidiu que Harry faria aniversário no mesmo dia que ela. Mas a autora nunca poderia imaginar é que Daniel Radcliffe, o ator que interpreta Harry Potter, também nasceu em 31 de Julho.


5 - Valor do primeiro livro.
Estima-se que no mercado britânico, um livro da primeira edição de Harry Potter iria valer até estes dias até 15.000 libras ou seja, em torno dos 40 mil reais (EUA US$ 22.000).

6 - Recorde em "O Cálice de Fogo".
O quarto livro da série, "O Cálice de Fogo", que surgiu em julho de 2000, vendeu 350.000 cópias em seu primeiro dia, se tornando o livro mais rapidamente vendido na história.

7 - Mudanças para os adultos.
Quando se tornou claro que as crianças não foram os únicos fãs de Harry Potter, mas vários adultos liam "escondido", a editora Bloomsbury publicou uma versão adulta, com um tapa menos infantil, e também modificaram a capa, a da versão adulta é mais discreta.


8 - Plagiando Harry Potter.
O jovem escritor russo Dmitry Yemets criou um mago, uma maga neste caso, que atraiu uma grande quantidade de suspeita da editora de Harry Potter (falava-se de um processo judicial). A personagem é chamada "Tanya Glotter", usa óculos redondos e frequenta uma escola para bruxos, e Tanya também tem um sinal na testa, mas não como o de Harry.


9 - Inspiração de Rony
Rowling admitiu que Rony, grande amigo de Harry, é inspirado por um amigo chamado Sean, enquanto Hermione é um pouco como ela enquanto estava na escola.


10 - Inspiração de Tia Guida.
Tia Guida, irmã de Válter Dursley, é baseada na avó materna da autora J.K Rowling, Frieda.


11 - "A Pedra Filosofal" com nome diferente nos EUA.
Quando o primeiro livro da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", foi para os EUA, mudou seu nome como se fosse magia, para "Harry Potter e a Pedra do Bruxo". O EUA é o único país do mundo com o nome do primeiro livro diferente dos outros.


12 - O maior dos quatro.
O quarto livro de Rowling, "O Cálice de Fogo" é o maior livro doa quatro primeiros. Quem poderia confirmar e provar em si, foi o ator britânico Stephen Fry, o narrador das histórias na versão áudio.


13 - Não foi plágio.
Rowling foi acusada de plágio, pelo livro "O Cálice de Fogo" que se parece com The Adventures of Willy the Wizard, escrito em 1987 por Jacobs, falecido em 1997. Segundo os herdeiros de Jacobs, as partes copiadas são as da competição de magos e a viagem de trem feita pelos feiticeiros. Mas J.K foi declarada inocente.


14 - Pessimismo da editora (falou antes do tempo)
Antes do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o editor Barry Cunningham, da Bloomsbury (editora britânica) aconselhou J. K. Rowling de que mantivesse um emprego fixo pois, segundo ele, ela não tinha grandes chances de fazer dinheiro com livros infantis.


15 - Não foi plágio 2
Um escritor americano processou Rowling por plágio. Nancy Stouffer, um escritor com base na Pensilvânia, disse que Rowling tinha copiado ideias e personagens de seu livro "A Lenda de Rah e os Trouxas". Após dois anos, um tribunal de Nova York determinou que Stouffer mentiu com documentos alterados para apoiar o seu caso e foi multado.


16 - Detalhes.
O café em Edimburgo, onde a autora escreveu o primeiro romance chama-se Nicholson.


17 - Cansou de esperar e fez sua própria versão.
Aproveitando a expectativa dos fãs de Harry Potter, após três anos sem notícias sobre a continuação de Harry Potter, um escritor chinês levou para a rua a sua própria versão intitulada "Harry Potter e o Leopardo enfrantam o Dragão" O livro, que ainda tinha a foto do verdadeiro autor na capa, tornou-se um bestseller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...