domingo, 11 de dezembro de 2011

Curiosidades sobre Harry Potter - Parte 7 - "A Ordem da Fênix"



Continuação de Curiosidades sobre Harry Potter:
Parte 7 - "A Ordem Da Fênix"

Tiragem inicial Monstruosa
- A tiragem inicial de Harry Potter e a Ordem da Fênix nos Estados Unidos da América definitivamente entrou para a história, alcançando aproximadamente a marca 8 milhões de livros postos à venda no paí­s no dia 21 de junho de 2003, data do lançamento mundial.

Lançamento no Brasil
- A editora Rocco, responsável pela publicação dos livros da saga no Brasil, como viria a acontecer com os dois livros seguintes, recebeu sua cópia de Harry Potter e a Ordem da Fênix somente no dia do lançamento mundial. Contudo, apesar do seu grande volume, o best-seller foi lançado no Brasil ainda em 2003, em 29 de novembro. No Brasil, Ordem da Fênix teve a maior tiragem inicial da série até então: 300 mil cópias.
Mesmo sendo lançado aqui no Brasil no antepenúltimo dia do mês de novembro, ainda assim Ordem tornou-se o livro mais vendido do país naquele ano, esgotando a tiragem inicial.

Rebatendo as críticas
- J. K. Rowling, nos anos que sucederam o lançamento de Cálice de Fogo, sofreu algumas críticas maldosas que diziam que seu próximo livro ainda não havia chegado às prateleiras por “falta de inspiração”. A autora J. K. Rowling, contudo, evidentemente negou esses rumores e defendeu-se dizendo apenas que diminuiu o seu ritmo de trabalho para que pudesse se dedicar mais aos filhos.

Anúncio Oficial
- J. K. Rowling acabou de escrever Ordem da Fênix em dezembro do ano de 2002, e a Bloomsbury, editora britânica, fez o pronunciamento oficial, confirmando a data de lançamento no final de janeiro.
A editora revelou neste pronunciamento que o livro teria um capítulo a mais que seu antecessor e também muito mais palavras do que este, 33%. Deste modo, a previsão da autora J. K. Rowling de que o quinto livro seria menor que o anterior foi contrariada.

1 Milhão de livros roubados
- Em junho de 2003, um carregamento avaliado em 1 milhão de livros foi roubado de um depósito em Merseyside, na Grã-Bretanha. Mais tarde, o veículo foi encontrado abandonado, sem sua preciosa carga: milhares de exemplares de Harry Potter e a Ordem da Fênix. O roubo ocorreu poucos dias antes do lançamento mundial do quarto best-seller da série, que era mantido em absoluto segredo.

Lançamento Eufórico
- O lançamento mundial de Harry Potter e a Ordem da Fênix foi marcado por euforia e confusão, tanto por parte dos fãs quanto por da mídia. Um bom exemplo disse se refere a um funcionário da empresa Clays, que é a responsável pela impressão dos livros da saga na Inglaterra, que conseguiu roubar dois exemplares do livro e tentou vendê-los ao tablóide The Sun. Apesar disso, nada importante sobre a trama foi revelado, apenas algumas fotos das primeiras páginas do volume.

Rebatendo o comentário do Tio Válter
- O ator Richard Griffiths, que interpreta o tio Válter nas produções cinematográficas da série, concedeu uma polêmica entrevista pouco antes do lançamento de Ordem, afirmando que os astros dos filmes deveriam receber um exemplar de Ordem da Fênix antecipadamente. De qualquer forma, um dos diretores da Bloomsbury rebateu o comentário, dizendo que o elenco deveria entrar na fila, assim como todos os demais fãs, no dia 21 de junho.

Atores pensaram que seus personagens iriam morrer
- Os atores dos filmes da franquia Robbie Coltrane, que interpreta Hagrid, e Tom Feltom, que dá vida à Malfoy, declararam em diversas ocasiões que achavam que seus respectivos personagens seriam mortos nesse livro.

Chorando a morte de Sirius
- A autora J. K. Rowling revelou que chorou muito quanto matou o cativante personagem Sirius Black. Seu marido, Neil Murray, encontrou a escritora aos prantos na cozinha e foi consolá-la, enquanto ela lhe soluçada: “Ele se foi...”. Murray, contudo, não sabia do que se tratava.

Harry rebelde
- Em uma entrevista concedida à revista Neewsweek, a autora J. K. Rowling falou um pouco sobre o comportamento mais agressivo e rebelde de Harry em Ordem da Fênix: “Eu disse várias vezes que quero ver Harry crescendo de um modo real, o que significa impulsos hormonais, e também a carga de raiva que os adolescentes sentem de vez em quando… Já era hora de ele ficar irritado com o modo que a vida o tratava.”

A Ordem da Fênix - Filme
Sem dublagem em Portugal
- Em Portugal, este foi o primeiro filme da saga de Harry Potter que não foi dublado em português de Portugal, somente legendado. Embora o filme não fosse dublado, o videojogo oficial da série foi dublado em português.

Problemas ao eliminar persongem
- Os produtores planejavam eliminar o personagem de Monstro, até J.K. Rowling dizer a eles que o corte os prejudicaria adaptando o sétimo livro.

Detalhes
- Os olhos de Daniel Radcliffe foram alterados digitalmente em todas as cenas em que Harry é possuído, porque o ator não aguenta lentes de contato.

Prêmios
- Harry Potter e a Ordem da Fênix ganhador do Prêmio National Movie Award da ITV nas categorias
Melhor Filme Familiar
Melhor Ator - Daniel Radcliffe
Melhor Atriz - Emma Watson

Estreias
Brasil/Estados Unidos 11 de Julho de 2007
Portugal/Reino Unido: 12 de Julho de 2007 (com uma sessão extra no dia 11 de Julho em muitas salas do país)
DVD
Reino Unido: 12 de Novembro de 2007
Brasil: 14 de Novembro de 2007
Portugal: 21 de Novembro de 2007
EUA: 11 de Dezembro de 2007

Elogios da crítica
- O filme foi bem aceito pela crítica, e foi indicado a diversos prêmios, dentre eles o BAFTA Awards para Desenho de Produção e Efeitos Visuais.

Bilheteria Recorde
- Ordem da Fênix estreou faturando US$333 milhões mundialmente em seus primeiros cinco dias. Com um faturamento de $292 milhões na América do Norte, £49.2 milhões no Reino Unido, e um total de $938 milhões mundialmente, foi a segunda maior bilheteria do ano (Piratas do Caribe: No Fim do Mundo), a segunda maior da série (atrás dos $974 milhões de Pedra Filosofal) e a sétima maior da história.

Slogans ao redor do mundo
A rebelião vai começar


Somente um pode sobreviver


A oposição não será tolerada


O mal deve ser combatido


O único caminho é se rebelar


Ninguém pode protegê-lo


Faça a última defesa


Você perderá tudo


No Brasil os slogans mais comuns foram o 1° e o último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...