domingo, 11 de dezembro de 2011

Curiosidades sobre Harry Potter - Parte 6 - "O Cálice De Fogo"



Continuação das Curiosidades sobre Harry Potter:
Parte 6 - "O Cálice de Fogo"

6 milhões de livros vendidos em uma semana
- Foi o terceiro livro da série que vendeu mais rápido. Uma semana após seu lançamento já haviam sido vendidos mais de 6 milhões de exemplares nos Estados Unidos da América, fazendo com que a editora Scholastic começasse a agilizar nova tiragem urgentemente. Ordem da Fênix tirou a liderança de seu antecessor, e anos após Relíquias da Morte, livro final da saga, superou não apenas o quarto livro, mas também o quinto e todos os best-sellers já lançados, se tornando o livro mais vendido nas primeiras horas após a chegada às prateleiras.

Rowling se surpreende com o tamanho do livro
- Em entrevista, a autora J. K. Rowling comentou sobre o tamanho do livro, revelando que este a surpreendeu: “Eu sabia que este livro seria maior do que o terceiro, mas eu fiquei surpresa com o tamanho final. Mas este é o tamanho ideal para que a história possa ser contada.”

Detalhes
- Harry Potter e o Cálice de Fogo é o primeiro livro da série cuja trama não se inicia na rua dos Alfeneiros. O mesmo voltou a acorrer somente em Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte.

Morte Indesejada
- Em entrevista, a autora J. K. Rowling contou aos fãs que chorou bastante quando escreveu a morte de Cedrico Diggory, mas que não podia deixá-lo vivo. A autora comentou na época: “Tenho que seguir o que planejei.”

Trabalho Duro
- Enquanto escrevia o quarto livro da saga, a rotina da autora J. K. Rowling foi muito árdua, conforme ela mesma revelou em entrevista. Segundo a autora, ela passava cerca de 10 horas por dia trabalhando em Cálice de Fogo. J. K. Rowling desabafou também, reclamando que a pressão para terminar este livro foi muito maior do que nos três primeiros volumes.

Atrasos no Lançamento
- Mesmo trabalhando tão arduamente na composição de Cálice de Fogo, a escritora J. K. Rowling terminou o livro dois meses após o término do prazo estabelecido por ela própria.
Com o livro praticamente concluí­do, a autora teve de reescrever quase 40 páginas, o que contribuiu para o atraso do lançamento do best-seller.

Personagens Crescendo
- A autora J. K. Rowling sempre afirmou que este livro é muito importante por marcar uma fase de transição entre a infância e a adolescência de Harry e os demais personagens principais. Segundo ela contou, muitos dos personagens que seriam decisivos a diante na história entraram no enredo a partir deste livro. O que ficou comprovado nos livros seguintes.

O Cálice de Fogo - Filme
Mudanças na trilha sonora
- Cálice de Fogo foi o primeiro filme sem John Williams na trilha sonora, por problemas de calendário (o "tema de Hedwig" composto por Williams para o primeiro filme ainda aparece). Patrick Doyle o substituiu.

Integrantes de bandas famosas no filme
- Três faixas da trilha são tocadas pela banda "As Esquisitonas", que aparece na cena do Baile de Inverno. A banda consiste em Jarvis Cocker (vocais, também compositor das faixas) e Steve Mackey (baixo) da banda Pulp; Jonny Greenwood (guitarra) e Phil Selway (bateria) do Radiohead; Jason Buckle do All Seeing I (guitarra base, co-autor das músicas); e Steven Claydon (teclados e gaita de foles) de Add N to (X). A banda Franz Ferdinand inicialmente tinha sido convidada por seus integrantes serem fãs da série.

Concorrente também fora das telas
- O personagem Cedrico Diggory, interpretado por Robert Pattinson, só participou de "O Cálice de Fogo", pois ele morre no final do mesmo, durante o Torneio Tribruxo, então o pesonagem ficou meio esquecido após o filme. Mal imaginava Robert Pattinson que seria um concorrente de Harry Potter também fora das telas fazendo o vampiro Edward da Saga Crepúsculo, e consegue sentir hoje o mesmo que sente o ator Daniel Radcliffe que interpreta Harry.


Bilheteria Arrebatadora
- No fim de semana inicial, Cálice de Fogo faturou o recorde de £14.9 milhões no Reino Unido (só superado em 2008 por Quantum of Solace), e teve o melhor desempenho de estreia da série na América do Norte com US$102.7 milhões. O faturamento total na América do Norte foi de $290 milhões (o terceiro maior do ano, atrás de Star Wars Episode III: Revenge of the Sith e As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) e mundialmente, US$895 milhões, a maior bilheteria de 2005 e a então oitava maior bilheteria da história (atualmente, ocupa o 11º lugar).

Sucesso de Bilheteria no Brasil
- No Brasil, o filme levou mais de 1.1 milhão de espectadores no primeiro de fim de semana, terminou 2005 como a quarta maior bilheteria do ano (atrás de 2 Filhos de Francisco, Madagascar e Os Incríveis) com 4.2 milhões de espectadores e depois se tornou a segunda maior de 2005 com mais de 4.5 milhões. Em Portugal, foi a segunda maior bilheteria do ano (atrás de Madagascar) com 527.176 espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...