domingo, 11 de dezembro de 2011

Curiosidades sobre Harry Potter - Parte 4 - "A Câmara Secreta"



Continuação das Curiosidades sobre Harry Potter:
Parte 4 - "A Câmara Secreta" (obs: podem haver curiosidades já antes postadas)

Lançamento
- Harry Potter e a Câmara Secreta foi lançado mundialmente em julho de 1998, apenas cerca de um ano após a chegada de Pedra Filosofal nas prateleiras em língua inglesa. Contudo, no Brasil, devido ao fato de a série não ser ainda tão conhecida na época, foi lançado apenas em agosto do ano de 2000, sete meses após o lançamento nacional do livro anterior, traduzido por Lia Wyler.

Pistas sobre o final
- Segundo a autora J. K. Rowling, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Enigma do Príncipe são livros da série que possuem uma grandiosa ligação entre si, além de serem os que mais nos deram dicas sobre o que esteve por vir em Harry Potter e as Relíquias da Morte. E realmente, os fãs que já leram o último livro sabem que a autora está certa ao afirmar isso. Exemplos disso não faltam, como por exemplo, a existência do diário de Riddle e a habilidade de Harry de falar com as cobras, além de demais habilidades de Voldemort herdadas por Harry.

Impacto para as crianças
- Devido ao clima consideravelmente mais sombrio que toma conta do segundo livro (em relação à Harry Potter e a Pedra Filosofal) várias crianças, na época, sofreram um grande impacto emocional, sendo que algumas até mesmo abandonaram a série.


A Igreja contra Harry Potter
- O fato acima citado possibilitou e acentuou ainda mais as críticas que a Igreja Católica disparou contra a saga, acusando-a de ‘satanismo’, ‘culto à feitiçaria’ e tantas outras críticas sem fundamento que, algumas vezes, lastimavelmente ouvimos até hoje.

O mais difícil de ser escrito
- Harry Potter e a Câmara Secreta é um dos livros preferidos da autora J. K. Rowling. Segundo ela, foi também o mais difícil de ser escrito em toda saga, em particular as explicações sobre as petrificações.

A Câmara secreta - Filme
Falecimento de 'Dumbledore'
- O ator Richard Harris que interpretava Dumbledore morreu aos 72 anos, poucas semanas antes da estréia de Harry Potter e a Câmara Secreta, seu último filme. Ele foi substituído por Michael Gambon, que permanece até hoje no papel do diretor de Hogwarts.


Nem tudo é o que parece...
 - Shirley Henderson, que vive a fantasma Murta Que Geme, apesar da voz e do rosto infantil, já tinha 35 anos quando foi escalada para o papel.

Wolverine em Harry Potter?
- Os atores Hugh Grant (Wolverine) e Alan Cumming estiveram cotados para interpretar o Prof. Gilderoy Lockhart.


As Gravações
- As gravações começaram em novembro de 2001. E foi temrminado e lançado em Outubro de 2002


Detalhes
- O interior da estação que aparece nos filmes é a de St. Pancras, que fica num prédio ao lado de King's Cross.

- Aragog, a aranha gigante de Hagrid, pesava 750 kg e tinha 3 metros de altura e mais de 5 metros de envergadura.

- A Câmara Secreta mede 76m x 36m e o Salão Comunal 47m x 12m.

- A água da Câmara Secreta foi tingida de preto para dar a sensação de profundidade.


- Foram usados quatorze carros para fazer o Ford Anglia voador do Sr. Weasley .


Alguém Notou?
- Nos extras do DVD, existe uma foto professor Gilderoy Lockhart na capa do livro "Quem sou eu?", na vitrine da Livraria Floreios e Borrões, numa referência a sua perda de memória após os acontecimentos na Câmara secreta.


Detalhes 2
- A fala "Esperamos que o Sr. Potter sempre esteja presente para salvar o dia." foi improvisada por Daniel Radcliffe e Jason Isaacs.

O Senhor dos Anéis em Harry Potter?
- Quando Harry entra no escritório do Prof. Dumbledore pode ser visto um retrato de Gandalf - O Cinzento (O Senhor dos Anéis) entre os retratos dos grandes magos.

Detalhes 3
- Alguns dos retratos em Hogwarts apresentam, na realidade, os rostos do Projetista Stuart Craig e do Produtor Executivo Mark Radcliffe (que não tem nenhum parentesco com Daniel Radcliffe).

- A murta que geme sempre passa através das coisas, e no cálice de fogo elas também passa pela água sem mexê-la, porém quando ela entra no vaso sanitário em a câmara secreta, a água jorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...