domingo, 11 de dezembro de 2011

Curiosidades sobre Harry Potter - Parte 5 - "O Prisioneiro de Azkaban"



Continuação das Curiosidades sobre Harry Potter:
Parte 5 - "O Prisioneiro de Azkaban"(obs: podem haver curiosidades já postadas antes em outras partes)

Lançado em meio ao sucesso
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi o primeiro livro da saga de J. K. Rowling lançado com a pottermania já considerada um grande sucesso literário, fato claro principalmente nos países de língua inglesa.

O Mais Fácil
- A autora J. K. Rowling afirmou que Prisioneiro de Azkaban foi o livro que escreveu com maior facilidade.


Lançamento no Brasil
- O lançamento nacional do livro ocorreu em dezembro de 2000, quase um ano e meio após o lançamento mundial em língua inglesa: natural, já que na época a pottermania não era um sucesso tão estrondoso no Brasil como veio a se tornar poucos anos depois.

O Prisioneiro já mencionado antes
- Sirius Black, personagem a quem o título do livro se refere, já havia sido citado anteriormente na saga, logo no início de A Pedra Filosofal.

Descanso para Harry
- Foi o primeiro livro da série no qual Harry não enfrentou Lord Voldemort no final da trama.

Tiragem Inicial no Brasil
- A tiragem inicial de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban no Brasil foi de 100.000 cópias.


O Prisioneiro de Azkaban - Filme
As Gravações
- Este é o primeiro filme da série em que o cenário é diferente.
As gravações de começavam oficialmente em 17 de fevereiro, mas Daniel Radcliffe já havia gravado, alguns dias antes, as cenas em que chamava, acidentalmente, o Nôitibus Andante.

Novo Diretor
- Este é o primeiro filme da série Harry Potter dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, pois Chris Columbus decidiu se afastar devido ao desgate provocado por realizar seguidamente filmes da série.
O convite para a direção do filme surpreendeu o próprio diretor Alfonso Cuarón, já que ele havia sido indicado ao Oscar de melhor roteiro original por "Y tu mamá también" (br: E sua mãe também) (onde dois adolescentes se relacionam com uma mulher mais velha). O produtor do filme, David Heyman, justificou: "Há uma conexão. Em E sua mãe também, Cuarón trabalhou com garotos no final da adolescência. Agora, vai trabalhar com garotos que estão entrando nessa fase".

Diretor Boca Suja
- Existia uma cláusula no contrato do diretor Alfonso Cuarón que o proibia de falar palavrões no set de filmagens.

Spielberg Rejeitado
- Steven Spielberg, que havia sido cotado para dirigir o primeiro filme da série, deixou claro que aceitaria dirigir o filme, por acha-la uma história mais misteriosa e complexa, mas acabou não sendo chamado. Além dele, Kenneth Branagh (que interpretou o Prof. Gilderoy Lockhart no segundo filme da série, Guillermo del Toro (que preferiu trabalhar na adaptação dos quadrinhos Hellboy), Marc Forster (que preferiu dirigir Em Busca da Terra do Nunca) e Collie Khouri estiveram cotados para dirigir o filme.

Os professores de Hogwarts
- David Thewlis, que interpreta o Prof. Lupin, havia sido cotado para interpretar o Prof.Quirinus Quirrell em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Ewan McGregor esteve cotado para interpretar o Prof. Remo Lupin.
A atriz Emma Thompson, aceitou interpretar a Professora Sibila Trelawney por causa de sua filha de quatro anos, Gaia. Além disso, ela já foi casada Kenneth Branagh, o Prof. Gilderoy Lockhart de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Decisão para o novo Dumbledore
- Devido a morte de Richard Harris, o Prof. Dumbledore passou a ser interpretado por Michael Gambon; Christopher Lee e Ian McKellen também estiveram cotados para interpretar o personagem.
Ian McKellen desistiu do papel de Dumbledore, após interpretar Gandalf, em O Senhor dos Anéis.
Ele dise: "Eu tive problemas suficientes ao viver uma lenda. Duas seria esperar demais."


Dementadores
- A equipe de efeitos especiais demorou seis meses para criar o visual definitivo dos Dementadores.

Detalhes
- O ilusionista Paul Kieve trabalhou como consultor no filme, tendo ensinado pequenos truques para vários integrantes do elenco, sendo o primeiro ilusionista a prestar consultoria num filme. Ele e o diretor Alfonso Cuarón fazem uma pequena aparição na cena do Três Vassouras.

Situação Inusitada
- Na cena em que Harry se aproxima de Bicuço, o animal está defecando: isto não costuma ser mostrado nos filmes, principalmente porque o personagem foi feito por computação gráfica.

Tatuagens de Sirius Black
- As tatuagens de Sirius Black foram baseadas em gangs das prisões russas e indicam que a pessoa que deve ser temida e respeitada.

Detalhes 2
- Quando aparece o Mapa do Maroto pela primeira vez, ele mostra Newt Scamander, escritor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, mesmo ele não sendo professor em Hogwarts.

Imprevisto
- Um incêndio, próximo ao viaduto de Glenfinnan, na Escócia, atrasou as gravações das cenas do Expresso de Hogwarts.

Deixando sua Marca
- Quando Harry ganha o Mapa do Maroto dos gêmeos de Weasley, o nome "Moony" (Aluado, que é o apelido de Lupin na versão brasileira) está escrito como "Mooney": não é um erro, mas um gracejo com o Supervisor dos Efeitos do Visuais, Karl Mooney.

Música de Maldição
- A música que o coro canta no Salão Principal ("Double Trouble") veio da peça Macbeth, na qual é usada por três bruxas para amaldiçoar o futuro Rei da Escócia. Comenta-se que William Shakespeare pediu o feitiço para bruxas de verdade e, por isso, "dá azar" interpretar Macbeth no teatro.

Não rendeu Muito
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é o filme de menor bilheteria da série.

Arriba México!!
- Numa fonte próxima a entrada de Hogwarts, existem várias estátuas de águias comendo serpentes: esta é uma referência que Alfonso Cuarón faz à imagem que aparece na bandeira do seu país, o México.

Entrando no Personagem
- Para familiarizar-se com os três atores principais, o diretor pediu que cada um deles escrevesse uma redação, em primeira pessoa, sobre seus personagens:
Emma Watson, agindo como Hermione, escreveu 16 páginas.
Daniel Radcliffe, que interpreta Harry escreveu somente uma página.
Rupert Grint, intérprete de Rony esqueceu de fazer a redação.

Um comentário:

  1. o harry potter o prisioneiro de azkaban não é o 5º filme e sim o 3º. :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...